Pagar a DAE do eSocial Doméstico com PIX Pagar a DAE do eSocial Doméstico com PIX

Entenda Aqui Como Pagar a DAE do eSocial Doméstico com PIX

4 minutos para ler

A tecnologia já faz parte do nosso cotidiano o que facilita diversos processos que antes eram vistos como complexos. Essa praticidade também chegou ao emprego doméstico, após diversas atualizações no sistema de escriturações fiscais. Agora é possível pagar a DAE do eSocial Doméstico com PIX.

Com essa novidade os empregadores domésticos podem realizar o pagamento da Guia DAE a qualquer momento ou lugar, o que minimiza as chances de atraso no recolhimento e por consequência evita multas e juros.

Fique por aqui e veja como pagar a DAE com PIX através do sistema do eSocial Doméstico. Boa leitura!

O que é o PIX?

O PIX é um meio de pagamento instantâneo idealizado pelo Banco Central com o objetivo de facilitar para pessoas ou empresas as transferências de valores. O diferencial do PIX, se compararmos ao TED e DOC, é a agilidade, isso porque as transações bancárias acontecem em menos de 10 segundos,  24 horas, 7 dias por semana, mesmo em feriados nacionais. 

Outro ótimo benefício oferecido pelo PIX é a gratuidade nas transações bancárias, ou seja, se você deseja realizar uma transferência para outra instituição financeira que não seja a sua não será cobrada nenhuma taxa.

Para fazer uso desta funcionalidade é necessário criar uma chave no PIX que pode ser seu CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou a chave aleatória.

Pare de se preocupar com o eSocial

A opção de chave aleatória é uma solução para quem não quer utilizar seus dados pessoais, o usuário pode fazer uma combinação de números, letras e caracteres especiais para criar a chave.

Apesar de ter sido criado pelo Banco Central, são as instituições financeiras que disponibilizam o PIX para pessoa física e jurídica. Desta forma, para usar o PIX basta ter em seu celular um aplicativo do banco, e na hora de fazer qualquer transferência selecione a opção PIX.

Como pagar a DAE do eSocial Doméstico com PIX?

Para realizar o recolhimento da Guia DAE via PIX é necessário que empregador e empregada estejam cadastrados no sistema do eSocial Doméstico. Confira a seguir o passo a passo para pagar o eSocial com o PIX.

  1. caso não o tenha, baixe o aplicativo do eSocial em seu celular
  2. em seguida faça login com os seus dados já cadastrados
  3. clique em “Encerrar folha” para gerar o comprovante de pagamento do DAE
  4. a DAE será emitida com um QR Code;
  5. por fim, abra o aplicativo do seu banco e escaneie o QR Code e realize o pagamento da DAE através do PIX.

Quais são os tributos da Guia DAE do eSocial?

A Guia DAE é um documento que reúne todos os encargos previdenciários da relação trabalhista. O recolhimento é uma responsabilidade mensal do empregador doméstico. A DAE do eSocial é constituída pelos seguintes tributos:

  • FGTS no valor de 8% do salário do trabalhador;
  • FGTS de Reserva Indenizatória da perda de emprego. Ou seja, isso significa 3,2% do salário da empregada via depósito compulsório;
  • seguro contra acidente de trabalho, igual a 0,8% do salário;
  • INSS do empregador, igual a 8% do salário;
  • INSS da empregada, varia de 7,5% a 14%, dependendo do salário;
  • imposto de Renda Pessoa Física.

Qual o benefício que o PIX trouxe para o empregador doméstico?

Além dos benefícios já citados acima, o PIX é um grande facilitador para o empregador que, às vezes, deixa o pagamento da DAE para a última hora da data limite. Como a transferência é instantânea, o empregador pode fazer o recolhimento da DAE via PIX até às 23:59 do dia 7. Ou seja, evita juros e multas decorrentes de atraso.

Independente do método de pagamento utilizado é importante que o empregador não atrase o recolhimento da Guia DAE do eSocial, afinal, neste documento constam os principais tributos da relação trabalhista, que garante os direitos da doméstica e o empregador cumpre seus deveres.

Quer facilitar a gestão mensal de documentos e da sua empregada doméstica? Então, entre em contato com um de nossos especialistas através do formulário de contato. Deixe a sua relação trabalhista nas mãos dos melhores profissionais do mercado.

Fale com um especialista
Posts relacionados

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.